domingo, 24 de abril de 2011

PROJETO - DISCUTINDO O PRECONCEITO

Esse é o tema do projeto a ser trabalhado com o 3º ano EM.

O primeiro tópico a ser trabalhado refere-se ao preconceito racial ao longo da história.

Segue abaixo os textos e reportagens (assim como alguns links) que foram discutidos na aula de 14/04/2011 (Período matutino - turma 3º ano A EM)

“Discurso da Servidão Voluntária” do filósofo francês Etienne de la Boétie (1530 -1563):

“É verdadeiro dizer que no início serve-se contra a vontade e à força; mais tarde, acostuma-se, e os que vêm depois, nunca tendo conhecido a liberdade, nem mesmo sabendo o que é, servem sem pensar e fazem voluntariamente o que seus pais só haviam feito por imposição. Assim, os homens que nascem sob o jugo, alimentados e criados na servidão, sem olhar mais longe, contentam-se em viver como nasceram; e como não pensam ter outros direitos nem outros bens além dos que encontraram em sua entrada na vida, consideram como sua condição natural a própria condição de seu nascimento [...] Entretanto, o hábito, que todas as coisas exercem um império tão grande sobre todas as nossas ações, tem principalmente o poder de ensinar-nos a servir: é ele que, a longo prazo (como nos contam de Mitridates, que acabou habituando-se ao veneno), consegue fazer-nos engolir, sem repugnância, a amarga peçonha da servidão”



Em cada três assassinatos no Brasil, dois são de negros

24/02/2011 - 11h29

No Brasil, em cada três assassinatos, dois são de negros. Em 2008, morreram 103% mais negros que brancos. Dez anos antes, essa diferença já existia, mas era de 20%. Esses números estão no Mapa da Violência 2011, um estudo nacional apresentado hoje pelo pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz.
Os números mostram que, enquanto os assassinatos de brancos vêm caindo, os de negros continuam a subir. De 2005 para 2008, houve uma queda de 22,7% nos homicídios de pessoas brancas; entre os negros, as taxas subiram 12,1%. O cenário é ainda pior entre os jovens (15 a 24 anos). Entre os brancos, o número de homicídios caiu de 6.592 para 4.582 entre 2002 e 2008, uma diferença de 30%. Enquanto isso, os assassinatos entre os jovens negros passaram de 11.308 para 12.749 - aumento de 13%.
No Estado da Paraíba, em 2008, morreram 1.083% mais negros do que brancos. Em Alagoas, no mesmo ano, foram 974,8% mais mortes de negros. Em 11 Estados, esse índice ultrapassa 200%. As diferenças são pequenas apenas nos Estados onde a população negra também é menor, como no Rio Grande do Sul, onde a diferença é de 12,5%; Santa Catarina, com 14,7%; e Acre, com 4%.

Pobres
"Alguns Estados têm taxas insuportáveis. Não é uma situação premeditada, mas tem as características de um extermínio", diz o pesquisador Waiselfisz. "A distância entre brancos e negros cresce muito rápido", ressalta. Ele credita essa diferença à falta de segurança que envolve a população mais pobre, em que os negros são maioria. "O que acontece com a segurança pública é o que já aconteceu com outros setores, como educação, saúde, previdência social: a privatização. Quem pode, paga a segurança privada. Os negros estão entre os mais pobres, moram em zonas de risco e não podem pagar". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2011/02/24/em-cada-tres-assassinatos-no-brasil-dois-sao-de-negros.jhtm


RACISMO: Homem negro é confundido com ladrão em São Paulo

QUA, 19 DE AGOSTO DE 2009 22:03

A polícia de São Paulo abriu inquérito para investigar um caso de racismo e agressão. A vítima que deu queixa é um cidadão que levou a família ao supermercado e foi confundido com um bandido. Ele diz que foi espancado ao ser confundido com um ladrão.
As dores diminuíram mas nesta quarta-feira Januário recebeu uma ma noticia do dentista: as agressões afetaram o maxilar. “A gengiva são umas placas fininhas. Ela descola”, disse a vítima, Januário Alves de Santana.
Há 2 semanas a família fazia compras no supermercado em Osasco na grande São Paulo ele estava no estacionamento porque a filha dormia no banco de trás. Quando um homem armado se aproximou. Era um segurança do Carrefour, mas segundo Januário ele não estava de uniforme e não se identificou. Os dois lutaram até que outros seguranças apareceram mas ao ele foi levado para uma sala e espancado.
“Ele disse: tá roubando carro aqui? E bateu. Eu falei: pelo amor de Deus, o carro é meu. Ele não queria saber não”, disse. Januário conta que as agressões só pararam com a chegada de um policial militar mas mesmo assim ele continuou a ser humilhado.
“Você tem cara de quem tem passagem. No mínimo umas três passagens você tem. Tua cara não nega, negão”, disse Januário.
A Polícia Militar disse, numa nota, que não compactua com nenhum tipo de discriminação e que instaurou um procedimento para averiguar o fato.
Em nota, o Grupo Carrefour diz que repudia qualquer forma de agressão ou desrespeito. Vai colaborar com a polícia e espera que os responsáveis sejam rigorosamente punidos.
Januário diz que foi vitima de racismo e pretende entrar na justiça. A mulher dele tem outra preocupação o futuro dos filhos.
“Pode acontecer com eles também porque eles são negros. E isso me dói. Acho que o negro não pode viver , não pode ter os seus bens conquistados pelo seu trabalho e seu suor, e isso me deixa muito ferida” disse a esposa de Januário, a funcionária pública Maria dos Remédios.
A direção do supermercado afastou da função o segurança responsável pela agressão. Ele é funcionário de uma empresa terceirizada.

Fonte: http://www.direitoshumanos.etc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3814:racismo-homem-negro-e-confundido-com-ladrao-em-sao-paulo&catid=16:racismo&Itemid=167

VEJA TAMBÉM:

BANCOS SÃO ACUSADOS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL

http://www.prt7.mpt.gov.br/mpt_na_midia/2005/julho/24_07_05_FOLHA_bancos_discriminacao_racial.htm

VÍTIMA DE RACISMO EM AMISTOSO DA SELEÇÃO, NEYMAR EVITA FALAR DO ASSUNTO

http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo.aspx?cp-documentid=28151457

ELES QUEREM DESMISCIGENAR O BRASIL (TEXTO SOBRE AS COTAS)

file:///C:/Users/Fred/Documents/Col%C3%A9gio%20Graja%C3%BA/2011/Textos%20%C3%BAteis/VEJA%20on-line%20cotas.htm

PRETA GIL VAI PROCESSAR JAIR BOLSONARO

file:///C:/Users/Fred/Documents/Col%C3%A9gio%20Graja%C3%BA/2011/Textos%20%C3%BAteis/Preta%20Gil%20vai%20processar%20Jair%20Bolsonaro%20por%20declara%C3%A7%C3%B5es%20em%20programa%20de%20TV%20-%20O%20Globo.htm


BOM GALERA...É SÓ O COMEÇO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário