quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ENEM 2010

INFORMAÇÕES SOBRE O ENEM 2010

Quando serão aplicadas as provas do Enem 2010?
O Enem 2010 será realizado nos dias 6 e 7 de novembro de 2010, nas 27 unidades da Federação. As provas terão início às 13h.
(O inscrito deverá comparecer ao local de realização da prova com antecedência de uma hora do horário fixado para seu início).

•no dia 6/11/2010 (sábado), das 13h às 17h30
Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

•no dia 7/11/2010 (domingo), das 13h às 18h30 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Redação, e Matemática e suas Tecnologias.


Como é o exame?
O exame será composto por quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 (quarenta e cinco) questões de múltipla escolha, e por uma proposta para redação.

As quatro provas objetivas avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e respectivos componentes curriculares:

•Prova I - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física;
•Prova II - Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
•Prova III - Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
•Prova IV - Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.


Cada uma das provas do Enem tem peso diferenciado?
O Enem trará cinco notas diferentes, uma para cada área do conhecimento avaliada e uma para a redação. Não haverá diferenciação dos pesos. O que pode ocorrer é que, nos processos seletivos, as instituições podem utilizar pesos diferenciados entre as áreas para classificar os candidatos, de acordo com os cursos pleiteados.


Como os resultados do Enem serão usados para seleção de ingresso em instituições de ensino superior?
Os resultados do Enem 2010 podem ser utilizados para seleção total ou parcial de vagas em IES (Instituições de Ensino Superior), públicas, estaduais, federais ou privadas.

O Inep encaminhará os dados e resultados dos candidatos do Enem 2010 à SESu/MEC (Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação) para utilização pelo Sisu de acordo com os critérios, diretrizes e procedimentos definidos em edital próprio da SESu/MEC e das instituições que aderirem ao Sisu.

As instituições que não aderirem ao Sisu e pretenderem utilizar os resultados individuais dos candidatos inscritos em seus respectivos processos seletivos deverão oferecer vagas de acordo com os critérios, diretrizes e procedimentos definidos em edital próprio e encaminhar ao Inep, formalmente, a sua solicitação para uso das notas do Enem 2010 até o dia 15 de dezembro de 2010. O Inep fornecerá às instituições demandantes sistema específico de acesso aos resultados individuais do Enem 2010.

A inscrição do candidato no Sisu ou em processo seletivo de Instituição de Ensino Superior pública ou privada que tenha solicitado ao Inep, formalmente, os resultados do Enem, caracterizará o formal consentimento do candidato para a utilização das informações e notas do Enem 2010.


O Enem continua sendo utilizado para a seleção no Prouni?
Sim, a nota obtida no exame continua sendo utilizada para fornecer bolsas de estudos parciais ou integrais, em instituições privadas de ensino, a candidatos que atendam as exigências socioeconômicas.

Maiores informações no site http://enem.inep.gov.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário