quarta-feira, 26 de maio de 2010

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

Inaugurado em 18 de Março de 1989 o Memorial da América Latina é um projeto cultural desenvolvido pelo antropólogo *Darcy Ribeiro. Seu objetivo é estreitar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina.
Desde então ele vem cumprindo seu papel. O Memorial fomenta a pesquisa e divulga seus resultados. Apóia a expressão da identidade latino-americana e incentiva seu desenvolvimento criativo. Coordena iniciativas de instituições científicas, artísticas e educacionais do Brasil e de outros países ibero-americanos. E difunde a história dos povos latino-americanos às novas gerações de estudantes.
O conjunto arquitêtonico foi projetado por **Oscar Niemeyer.

DARCY RIBEIRO

Etnólogo, antropólogo, professor, educador, ensaísta e romancista, nasceu em Montes Claros (MG), em 1922, e faleceu em Brasília, DF, em 1997, aos 74 anos. Era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e senador. Diplomou-se em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1946), com especialização em Antropologia. Fundou o Museu do Índio, que dirigiu até 1947, e criou o Parque Indígena do Xingu.
Criou a Universidade de Brasília, de que foi o primeiro reitor; foi ministro da Educação do Governo Jânio Quadros (1961) e chefe da Casa Civil do Governo João Goulart. Com o golpe militar de 64, teve os direitos políticos cassados e foi exilado. Viveu em vários países da América Latina. Professor de Antropologia da Universidade Oriental do Uruguai; foi assessor do presidente Salvador Allende, no Chile, e de Velasco Alvarado, no Peru. Escreveu livros de antropologia, educação, romances e ensaios.

OSCAR NIEMEYER

Nascido no Rio de Janeiro, em 1907, Oscar Niemeyer tem sido o arquiteto brasileiro que acumula o maior número de prêmios internacionais, bem como exibe um conjunto de obras realizadas no Brasil e no exterior que o coloca como um dos expoentes da arquitetura universal. Formado em 1934 pela Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, consolidou seu prestígio internacional com a construção de Brasília, em 1960, com seus prédios marcados pelo arrojo estrutural e inovadores da estética arquitetônica.

Algumas obras do arquiteto espalhadas pelo mundo:

Edifício-sede da Editora Mondadori, na Itália; o Centro Cultural do Havre e sede do Partido Comunista Francês, na França; Universidade de Constantine, em Argel; e os planos da Cidade de Neveg, em Israel; Plano de Urbanização do Algarve, em Portugal; Centro Cívico e Administrativo de Argel; Centro Residencial de Estudantes em Oxford, Inglaterra, a sede do Jornal "L'Humanité", na França.

Fonte: http://www.memorial.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário